O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, por iniciativa de sua direção, retomou a publicação da revista da instituição com o título de Revista Cidade Nova. Já no segundo número, devido a questões referentes à utilização de nome já patenteado, mudou para Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

Entre 1894 e 1897, o Arquivo do Distrito Federal, antecessor do Arquivo da Cidade, publicou uma revista com o nome de Revista do Archivo do Distrito Federal, periódico que divulgava transcrições de documentos e artigos sobre o acervo do Arquivo. Retomada em 1950, a revista deu continuidade ao projeto anterior. Foram cinco volumes, até 1954, que contavam também com colaborações esporádicas sobre temas selecionados da história carioca.

Essa importante iniciativa foi recuperada pela atual gestão, em 2007, não só prosseguindo à divulgação de documentos do acervo da instituição, mas, especialmente, pretendendo promover o encontro sistemático de especialistas e interessados nos problemas e dilemas da vida carioca através de uma abordagem transdisciplinar, incorporando diferentes contribuições de forma criativa e atualizada.

A Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro conta com o apoio do Conselho Editorial (CE), formado por historiadores de reconhecido destaque no meio acadêmico. Este Conselho tem a importante função de avaliar a qualidade das pesquisas a serem publicadas e orientar a publicação de forma a aproximar o AGCRJ das instituições acadêmicas da cidade e mesmo do país. Desta troca, espera-se um reposicionamento da instituição frente aos estudos universitários, como também uma requalificação dos pesquisadores da casa.

Expediente

Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro
Marcelo Crivella

Vice-prefeito

Secretária Municipal de Cultura
Nilcemar Nogueira


Diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
Beatriz Kushnir

Gerência de Pesquisa

Editores

Beatriz Kushnir

Beatriz Kushnir

Carolina Ferro

Carolina Ferro

Conselho Editorial

André Luiz Vieira de Campos (UERJ)
Ângela de Castro Gomes (UniRio)
Ismênia de Lima Martins (UFF)
Ilmar R. de Mattos (PUC-Rio)
James N. Green (Brown University)
Jeffrey D. Needell (University of Florida)
José Murilo de Carvalho (UFRJ)
Lená Medeiros de Menezes (UERJ)
Luciano Raposo de Almeida Figueiredo (UFF)
Maria Luiza Tucci Carneiro (USP)
Mary Del Priore (UNIVERSO)
Stella Bresciani (Unicamp)
Paulo Knauss (UFF/Museu Histórico Nacional)
Tania Bessone (UERJ)

Conselho Consultivo

Aldrin Moura de Figueiredo (UFPA)
Daniel Flores (UFF)
Luciana Quillet Heymann (ppgarq/unirio)

Revisão
Carolina Ferro

Versão para o Inglês

Projeto gráfico
Luxdev